segunda-feira, outubro 16, 2006

Mais do mesmo...

Passado quase uma semana da primeira edição do "Tretas & Tretas", venho reatar alguns (pronto, é mesmo só um) tema(s) polémico(s). O tema da íntima relação homem-desporto parece ter sido o mais apreciado pelos mail-espectadores (por oposição a telespectadores). No início desta crónica convem também notar que será a primeira a ser publicada paralelamente no blog criado pela menina tânia(*), abrangindo assim também alguns blog-espectadores.

Ora então vamos lá arregaçar as mangas e pegar no tema polémico!
Facto 1: A prática de desporto é saudavel e recomendada pelos médicos
Facto 2: Cada vez se pratica menos desporto (inclusivé entre os jovens!)
Facto 3: O envelhecimento da população tem revelado cada vez mais problemas (principalmente para quem já entrou nos "enta") devidos à falta de actividade
Facto 4: Os Factos {1,2,3} são de gravidade acentuada quando se trata de indivíduos de sexo feminino!
Conclusão 1: É preciso promover o desporto! Quem não se lembra das meninas a querer evitar as aulas de educação física? Devemos educar-nos para ter uma vida mais saudavel com mais desporto!

Nota: Esta generalização é verídica, mas como em todas as outras generalizações, há casos de excepção, pelo que são desnecessárias declarações femininas de que para alem de gostarem de desporto o praticam regularmente! Porque ou estão a mentir, ou são a excepção que confirma a regra!

Facto 5: Quem gosta de praticar um desporto quase invariavelmente gosta também de o observar (por exemplo, eu gosto de ver provas de atletismo. mas só e apenas das modalidades que pratiquei!)
Facto 6: O futebol é o desporto mais praticado em portugal.
Conclusão 2: Os homens que praticam (ou praticaram) futebol gostam de ver futebol!

Facto 7: Automobilismo é um desporto demasiado caro para a maioria dos meros mortais!
Facto 8: Para muitos de nós, conduzir é mais do que um meio para atingir um objectivo e sim um prazer (excepto estar parado no meio do transito)!
Conclusão 3: Na ausência da possibilidade de praticar um desporto demasiado caro, o homem que gosta de conduzir contenta-se com assistir a uns quantos grandes prémios de formula 1.
Questão: Porque é que a mulher se há-de importar que o homem veja um grande prémio (evento que acontece apenas 18 vezes por temporada), quando ela própria vê diariamente a(s) novela(s) (no caso de se tratar do plural, a duração conjunta diária pode chegar a ultrapassar a duração de um GP de F1!)?!?

Concluímos assim a primeira fase que consistia em mostrar que é legítimo que um homem veja desporto na televisão. Não foram contemplados casos extremos que consistiriam em ver constantemente a sporttv, vendo semanalmente vários jogos de futebol da liga portuguesa, espanhola, inglesa e italiana, acrescido de alguns outros desportos. Casos extremos destes escapam a esta analise.

Resta-nos então abordar o resto do tema que consistia inicialmente em "compreender e apoiar o seu mais-que-tudo nestes momentos". Ora, sabendo que estes momentos são um escape à rotina e problemas do quotidiano, faz todo o sentido que a nossa "mais-que-tudo" nos apoie! Alternativamente podem sempre preparar-nos um ROYCO CUP A SOUP, e ficamos logo prontos prá loucura do dia-a-dia! Mas acho que é preferível um pouco de paz (e uma Carlsberg) nestes momentos de descontracção. Lembrem-se do lema "faz aos outros aquilo o que gostarias que te fizessem a ti"!

Despeço-me com cumprimentos desportivos e...
"Não percam o próximo episódio porque nós também não!"


* Devo aqui fazer o comentário sobre este modo de publicação de conteudos. Diria que em pelo menos 80% das vezes que é usado, é o meio errado de publicação da informação em causa. IMHO (acrónimo para "in my humble opinion". vão aprendendo as abreviaturas pq eu só explico uma vez!) este caso não é excepção, no entanto vou consentir a sua utilização para ver se há algum fulgor inerte na blogosfera que possa ser despoletado e mostrar que estou parcialmente errado :p

4 comentários:

Anaipa disse...

Bem Brain... teoria está coerente e lógica (como os Homens gostam)... só uma pequena questão... lê-se IMHO ou letra a letra(I.M.H.O.)?Caso seja o último caso não é um acrónimo mas sim uma sigla. tirando isso, e embora seja mulher percebo a parte em que explicas o gosto \ apetência para ver desportos... ei... sepre que posso adoro ver natação masculina, ou volleyball, futebol dependendo dos glúteos, algumas equipas deviam intensificar os treinos. Contudo a F1 não me entusiasmo... mtas voltas ao mesmo circuito... salvo o grand Prix do Monaco, como de vez em quando se veem casas, passadeiras, tunneis... dava pica conduzir o F1 nessas condições.
Porém tirando isto, surge a questão: trazem os homens o Chá e os biscoitos ou chocolate à sua mais que tudo quando ela vê Will & Grace, ou na versão portuguesa a telenovela?! compreendem eles que embora possa continuar a ver amanhã a história aquele momento é importante, tão importante como o de ver a bola na trave seguido do pontapé de resalto que faz a queca ao guarda redes e é GOOOOOLO?!
É tudo uma questão de tolerância e de cedências domésticas.
Mas nesse caso não devo ser uma tipa normal... afinal gosto de ver desportos na tv, de transpirar com actividade fisica, sem me importar se os gluteos ficam doridos no dia a seguir por ter feito n km na bicicleta (outra desporto engraçado de ver no verão sao as voltas! ) e se os 22 tipos a correr atras da bola forem jeitosos até trago 2 Carlsberg!

Nhya disse...

Uhm...uhmmmm... mas de onde surgiu a discussão sobre a importânica de se praticar desporto?! Mas isso esteve alguma vez em questão?! Acho que até seria politicamente incorrecto falar contra isso, quando metade das crianças portuguesas são obesas! Mas surge-me uma questão no que respeita a esta assunto?! O QUE RAIO QUERES DIZER COM "Facto 4: Os Factos {1,2,3} são de gravidade acentuada quando se trata de indivíduos de sexo feminino!"?!!!

Passando a coisas sérias:
Sabes por que é que as mulheres vêem tantas novelas, sabes sabes? POrque os homens se não estão a ver jogos de futebol, estão a pensar neles, a discuti-los, a pensar no que o Nuno Gomes devia ter feito, que o petardo do Petit deveria ter tido mais força e coisas dessas, deixando assim as meninas abandondas. Assim sendo elas têm que se entreter com alguma coisa..estás a ver aqui a causa-efeito não estás?! quer dizer se as meninas vêem muitas novelas a cupa é dos homens, sem duvidas sobre isso!!

"Conclusão 3: Na ausência da possibilidade de praticar um desporto demasiado caro, o homem que gosta de conduzir contenta-se com assistir a uns quantos grandes prémios de formula 1." - as mulheres também têm a triste (muito muito triste )ausência de possuirem diamantes e praticarem o desporto de enverga-los e atenção os mais pesados ainda custa!! e nem por isso passamos a vida a vê-los ou arranjar desculpas para contemplar as coisas lindas e maravilhosas que brilham...

E para acabar "faz aos outros aquilo o que gostarias que te fizessem a ti"!..e tu só queres uma Carlsberg?...

Unknown disse...

Resposta à ana:
Quanto à questão do IMHO não sei responder. só se costuma usar na net e quando vejo leio sempre por extenso (in my humble opinion).
Falando da fórmula 1... um GP é muito mais do que andar às voltas. se acham que aquilo é facil, desenganem-se, os G's a que os pilotos são sujeitos nas travagens e curvas é algo que não vos passa pela cabeça. Acham que eles chegam ao fim de cada GP uns quilos mais leves apenas porque os fatos são quentes? O esforço a que se sujeitam é enorme. E aquilo que vocês chamam de andar às voltas requer muita arte. Dá pica conduzir um F1 em quaisquer condições.
Tendo em conta que há novela todos os dias não seria de esperar que o homem todos os dias trouxesse o chazinho... A rotina mata a paixão :p Mas se acontecer ocasionalmente não se espantem. Há por aí homens capazes disso, não somos todos ruins! Um aparte, a emoção de um episodio da novela não se compara à emoçao de um golo do nosso clube ou selecção!
Concordo na tolerância e cedências domésticas. Afinal uma vida a dois é mesmo isso!

Resposta à tania:
O que raio quero dizer com aquilo? simples! Mas eu explico como se tu fosses mm burra... errr, mm loira... Cada vez se pratica menos desporto, mas o caso é muito pior no que respeita ao sexo feminino. Se os rapazes praticam menos, as raparigas então nem se fala! Também no caso de problemas de envelhecimento relacionado com a falta de actividade são mais acentuados no sexo feminino. Não era uma ofensa, mas sim a constatação de factos.
Essa justificação para as mulheres verem novelas e a pior de sempre! bom esforço! Não, os homens não estão sempre a pensar/falar em futebol e quando estão têm discussões mais interessantes do que o que o nuno gomes devia ter feito ou da força com que o remate do petit devia ter ido! Excepção feita aos velhotes que estão na tasca da esquina. Esses sim passam o dia a falar de futebol e são os que percebem menos do assunto!
Quanto à F1, eu dei uma explicação de porque é que gostamos de ver este desporto, não dei (nem irei alguma vez dar) uma desculpa para o ver!

Quanto à Carlsberg, podes guardar no frigorifico. já é tarde, tou quase a ir à cama, é preferivel um chazinho, mas deixa estar que eu mesmo vou fazer...

Anaipa disse...

Caro Brain... (permite-me so um devaneio... dizer caro Brain parece que tou a dizer "Tico e Teco acordem!"). Voltando ao pré devaneio... agradeço desde ja a resposta... e ja percebi que o moço que se intiula brain é sensato... contudo, não resisto a mais umas Farpas, claramente não do gabarito do Eça, contudo permita-me faze-lo...reconheço que os manos Schumacher, o Alonzo, o Barrichello, e até nos dias do velhinho Fangio, estão sujeitos às leis da física...também eu estõ quando ando no carro à pendura com certos jovens do género masculino da espécie humana... contudo... há que reconhecer que quem tem a pica semanal de conduzir tais Bólides são os mesmos... e que os muitos seguidores da F1, F3, Indy, Le Mans... seja qual for... apenas aspiram a um dia poderem benificiar de um track day para terem a mínima ideia da sensasão dos G forces.Quiçá quando abrirem as pistas dos autodromos os loucos das autoestradas levem para lá os popós e tenham a oportunidadede praticar o desporto que ajuda a emagrecer qual sauna...
Por outro lado, sugiro então aos jovens que não gostam da rotina, porque quebra a paixão... e tal é contraproducente a uma vida doméstica sã... que variem as bebidas e snacks que trazem na hora do programa preferido da mais que tudo, ou melhor ainda... tenham iniciativa para propor programas alternativos que nos levem a pensar... que se dane a telenovela... isso sim ajuda a quebrar a rotina... e o mesmo se aplica às jovens... convençam-no que há outras pistas que podem ser incluidas no roteiro do grande Premio de F1 e outras G Forces... vrum vrum... schumacher!